AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS E AS INTERAÇÕES COM A NATUREZA E A CULTURA: MÚSICA, DANÇA E GESTUALIDADE
A seguir, algumas considerações encontradas na Coleção Proinfantil para o trabalho com a dança, a música e o teatro na escola:
Trabalhando a dança, a música e o teatro na escola
- Pesquise e elabore um acervo rico de danças, textos, imagens, músicas e ritmos. Façam entrevistas, conversem com as pessoas do bairro, resgatem as histórias das comunidades onde as crianças vivem.
- Eleja temas que possam orientar projetos, festas e outras formas de organização do conhecimento.
- Envolva as crianças na pesquisa e na identificação destes conhecimentos.
- Faça perguntas, ouça as perguntas das crianças, formule novas questões, estimule a curiosidade, a criatividade e a inventividade das crianças.
- Reconheça interesses, gostos e desejos das crianças.
- Busque ampliar o universo de conhecimentos que geram desejos e necessidades corporais e de movimento nas crianças.
- Partilhe com elas danças, músicas e ritmos variados. Dance junto, dramatize, produza sons com diferentes objetos e com o próprio corpo.
- Estabeleça relações com a cultura e o contexto das crianças.
- Ajude-as a compreenderem sua cultura e história.
- Valorize a identidade cultural que trazem.
- Decida junto com as crianças o que irão experimentar e aprender.
- Possibilite-as inventarem movimentos, gestos, jeitos de dançar, encenar, representar e se movimentar.
- Garanta o aprendizado de técnicas (maneiras de fazer) que possibilitem às crianças realizarem movimentos e gestos com maior facilidade.
- Permita que as crianças inventem suas próprias técnicas e maneiras de dançar, expressar, produzir ritmos e sons.
- Trabalhe com as crianças a expressão de suas singularidades. Mas não se esqueça da produção coletiva dos gestos, dos movimentos, das relações, das dramatizações e da escolha dos temas. Os significados e sua compreensão emergem das relações compartilhadas, reconhecidas e apropriadas.
- Estabeleça sempre que possível relações com o trabalho de outros(as) professores(as) e conhecimentos escolares.
- As possibilidades de trabalhar a dança, o teatro, a música e o movimento na escola são infinitas.
Fonte: Coleção PROINFANTIL; Unidade 4 - Módulo IV / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 74p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário