Olá amigos,
Esse material é muito legal para ajudar na inclusão de alunos com necessidades especiais, infelizmente não tenho a sua fonte, mas desde já agradeço a quem produziu um material tão útil. Espero que vocês possam utilizá-lo da melhor forma.
Alunos portadores de Deficiência Auditiva : como ajudá-los na sala de aula?
- Sente o aluno em um lugar onde ele possa ver o restante da classe com facilidade.
- Garanta que, de onde ele estiver instalado, possa ver os lábios do professor e dos colegas.
- Se ele tiver um residual auditivo, posicione-o o mais próximo possível de você.
- Parece óbvio, mas, não adianta gritar.
- Dê instruções curtas, claras, bem pronunciadas.
- Solicite que ele repita a instrução, antes de iniciar qualquer atividade, para certificar-se que compreendeu bem.
- Fale sempre de frente para ele.
- Certifique-se que um colega esteja passando para ele as informações do que está acontecendo em sala de aula quando você estiver de costas ou ocupado em outra atividade.
- Sempre que possível, escreva na lousa o que você está dizendo à classe.
- Use representações gráficas, figuras ou desenhos quando introduzir conceitos novos.
- Lembre à turma de ficar sempre de frente para o colega portador de deficiência auditiva ao falar com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário