quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alunos portadores de Necessidades Especiais : como ajudá-los na sala de aula? Continuação...

Olá amigos,
Esse material é muito legal para ajudar na inclusão de alunos com necessidades especiais, infelizmente não tenho a sua fonte, mas desde já agradeço a quem produziu um material tão útil. Espero que vocês possam utilizá-lo da melhor forma.

Alunos portadores de Deficiência Auditiva : como ajudá-los na sala de aula?

· Familiarize-se com os aparelhos auditivos que são usados por seu aluno, para poder certificar-se se estão funcionando apropriadamente na sala de aula. Para isso, é importante pedir orientação do médico que o tenha atendido.

  • Sente o aluno em um lugar onde ele possa ver o restante da classe com facilidade.
  • Garanta que, de onde ele estiver instalado, possa ver os lábios do professor e dos colegas.
  • Se ele tiver um residual auditivo, posicione-o o mais próximo possível de você.
  • Parece óbvio, mas, não adianta gritar.
  • Dê instruções curtas, claras, bem pronunciadas.
  • Solicite que ele repita a instrução, antes de iniciar qualquer atividade, para certificar-se que compreendeu bem.
  • Fale sempre de frente para ele.
  • Certifique-se que um colega esteja passando para ele as informações do que está acontecendo em sala de aula quando você estiver de costas ou ocupado em outra atividade.

  • Sempre que possível, escreva na lousa o que você está dizendo à classe.
  • Use representações gráficas, figuras ou desenhos quando introduzir conceitos novos.
  • Lembre à turma de ficar sempre de frente para o colega portador de deficiência auditiva ao falar com ele.

Nenhum comentário: