Falaremos agora de desenvolvimento infantil, para falar sobre esse assunto escolhi três especialistas conhecidos na área de educação: Piaget, Vygotsky e Wallon.
Vem conferir...
Jean Piaget nasceu em 1896, na Suíça, Europa. Filho de uma família com recursos, se interessou pelo estudo da Biologia e, mais tarde, da Psicologia. Veja no mapa a localização da Suíça, onde nasceu e trabalhou Piaget.
Conceitos piagetianos importantes:
- Assimilação – incorporação do mundo à experiência do sujeito (movimento de busca do novo).
- Acomodação – transformação das formas do sujeito de conhecer em função do novo que foi assimilado (movimento de mudança no sujeito).
- Adaptação – conjugação da assimilação e da acomodação.
- Equilibração – busca constante de equilíbrio (resolução de problema, diferença ou conflito) entre o meio e o sujeito.
- Período sensório-motor – situa-se até mais ou menos 3 anos. As formas de assimilação do meio são sensoriais (tato, gosto, audição, cheiro) e motoras, ou seja, pela ação corporal.
- Período pré-operacional – situa-se dos 3 aos 6 anos. Caracteriza-se pela ação mental da criança sobre o meio. Surge o faz de conta, a possibilidade de contar o que aconteceu no passado e planejar o futuro, a socialização das experiências pela linguagem. O pensamento é intuitivo, aproximativo e não lógico ainda.
No que diz respeito às relações entre a teoria de Piaget e o trabalho do(a) professor(a) na Educação Infantil, é importante prestar atenção nos seguintes pontos:
- Piaget não pesquisou a escola e a Pedagogia, mas como a criança pensa e relaciona-se com o mundo físico. Olhou para as crianças e suas interações com objetos.
- Seus experimentos com crianças e as perguntas que fazia a elas para entender como estavam pensando em cada período não podem ser copiadas pela escola e transformadas em tarefa escolar.
- Piaget preocupava-se em entender como a criança pensava sem a intervenção do adulto, de outras crianças e de apoios. A escola é exatamente o lugar onde o pensamento e a aprendizagem acontecem com a intervenção de muitas interações (entre as crianças e delas com os adultos).
- Piaget focalizou o desenvolvimento do pensamento lógico, que é somente uma das dimensões da criança em jogo no contexto escolar (é preciso prestar atenção para a afetividade e o social).
Fonte: (Coleção PROINFANTIL; Unidade 2) Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 70p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário