segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Desenvolvimento Infantil - Vygotsky

Lev S. Vygotsky nasceu na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (hoje a Rússia) no ano de 1896. Estudou Direito e atuou como crítico literário. A formação de Vygotsky foi ampla e diversa, englobando, de forma especial, o campo da arte e da cultura.

Conceitos importantes no trabalho de Vygotsky:

  • Internalização – as formas de comportamento interpessoais (entre as pessoas) se tornam intrapessoais (de cada uma), abrindo espaço para a criação singular a partir dos referenciais coletivos.
  • Mediação simbólica – é na relação com o outro que a criança (o sujeito humano) internaliza as formas culturais de sua sociedade (linguagem, símbolos, gestos etc.).
  • Nível de desenvolvimento real – o que o sujeito realiza sozinho, sem ajuda.
  • Nível de desenvolvimento potencial – o que o sujeito é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente.
  • Zona de desenvolvimento proximal – distância entre nível real e proximal (o que hoje o sujeito realiza com ajuda e logo realizará sozinho).
  • Aprendizagem – conquista social que impulsiona o desenvolvimento.

Para nós, professores(as), o grande valor dos conceitos de Vygotsky está nas interações sociais. A valorização das trocas entre as crianças de um grupo e de grupos diferentes (de diferentes idades e momentos evolutivos) serve como incentivo no desenvolvimento de cada uma. Por isso a importância do trabalho em subgrupos na escola, das conversas em que se compartilham experiências, em que cada um expressa suas conquistas para o outro, contribuindo com o processo de desenvolvimento do amigo.


Fonte: (Coleção PROINFANTIL; Unidade 2) Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 70p.


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