segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Atenção!

Você já reparou como às vezes os adultos rotulam uma criança como agressiva, como se ela fosse diferente das demais crianças? É bom lembrar que a agressividade está presente em todos os seres humanos. Ela é necessária para enfrentarmos muitas situações na vida. É uma ilusão acreditarmos que podemos eliminar a agressividade. O que podemos fazer é aprender a usá-la adequadamente e evitar que o tônus forte das ações se torne uma forma de machucar o outro.

Assim, com as crianças que se expressam com mais agressividade, podemos agir de forma a orientar essas expressões, não só procurando impedi-las em certos momentos, mas oferecendo-lhes outras situações e formas de expressão em que as crianças possam extravasar essa energia.


Fonte: (Coleção PROINFANTIL; Unidade 2) Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 70p.


Um comentário:

Bruno Santos disse...

Verdade, mas creio no poder da educação diária que a criança recebe, seja em casa a partir do comportamento dos pais, ou até mesmo nas permissões concedidas, como jogos eletrônicos violentos. Para mim, que já fui criança e hoje pai (educador), é importante na medida do possível e sem exageros, "blindar" os nossos filhos das maiores e principais escolas da vida, a sociedade onde vivemos.

Bruno Santos